terça-feira, 27 de março de 2012

QUENTIN TARANTINO, 49 ANOS.





O diretor e roteirista é um dos mais aclamados da atualidade. Tarantino começou fazendo ponta em diversos filmes e se destacou na década e 90 quando houve a revolução dos filmes independentes nos EUA. Criticado por alguns por plagiar cenas e frases de outros filmes, o diretor mostrou identidade e versatilidade em uma geração quase perdida do cinema americano. Violência, sangue e sarcasmo são os artifícios usados pelo diretor que apesar de jovem já é objeto de pesquisa para quem estuda cinema há algum tempo, por suas peculiaridades cenográficas. Os pequenos detalhes que passam de filme para filme já virou marca do diretor. Cruzar pontos de uma história com outras deixando um ar de ambigüidade aos espectadores também faz parte do seu estilo. É tanto que Selton Mello e Seu Jorge protagonizaram um curta sobre teses embasadas nos “segredos de Tarantino”. Confira: 

                                      


Adorador da cultura pop, Tarantino se diz influenciado por faroestes, filmes de terror italianos, a nouvelle vague francesa, e cinema britânico. Em uma declaração em abril de 2011 o diretor contou que foi muito influenciado pelo diretor italiano do anos 70, Fernando Di Leor (1932-2003).



 Di Leo também era diretor e roteirista e participou de grandes filmes do faroeste italiano: Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais, Uma Pistola para Ringo, Ringo não Discute, Mata, e vários outros. O diretor italiano era formado em direito e pela profissão conheceu os jogos entre malandros, principalmente no interior da Itália. Assim como Tarantino usufruía de baixos orçamentos, pois o cinema italiano na década de 70 abria competição com a televisão. Faroestes, gangsteres, mulheres e ação eram o forte de Di Leo, muito parecido com o aniversariante.

O diretor fantasma separou dois filmes recentes de Tarantino. Atenção, ambos com muito sangue. São eles:

À Prova de Morte


Death Proof. 2007. EUA. 114 min. Ação. Cor. Dirigido por  Quentin Tarantino. Escrito por Quentin Tarantino. Elenco: Kurt Russell, Zoe Bell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Mary Elizabeth Winstead, Sydney Tamiia Poitier, Tracie Thoms, Rose McGowan, Jordan Ladd, Quentin Tarantino, Marcy Harriell, Eli Roth, Omar Doom.

O filme faz parte de uma parceria com o diretor Robert Rodriguez e usam o formato de filmes mexicanos antigos para fazê-os, por isso não se espante se parecer meio principiante, faz parte do trabalho. À Prova de Morte e Planeta Terror fazem parte do projeto Grindhouse. Desculpe Robert, mas Tarantino se saiu melhor que você. 

O filme começa com Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), a DJ mais sexy de Austin, sai para se divertir com suas melhores amigas. Atraentes, elas chamam a atenção de todos por onde passam, inclusive a do misterioso Stuntman Mike (Kurt Russell), um dublê temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível. Ele passa a seguir as garotas com a intenção de matá-las. Na segunda história, Stuntman Mike escolhe suas vítimas no Tennessee, porém, entre as quatro amigas estão duas experientes dublês que darão muito trabalho ao psicopata.

 
Você pode baixar o filme clicando aqui.



Bastardos Inglórios


Inglorious Basterds. 2009. EUA/ Alemanha. 153 min. Ação. Cor. Dirigido por Quentin Tarantino. Escrito por Quentin Tarantino. Elenco: Brad Pitt, Diane Kruger, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Daniel Brühl, Eli Roth, Samm Levine, Michael Fassbender, B.J. Novak, Til Schweiger.

Talvez esse seja o filme mais bem feito de Tarantino. É impossível não fazer caretas vendo os nazistas agonizando de dor. O filme é majestoso e conta com um elenco excepcional. Ganhou Bafta, Oscar, Palma de Ouro e Globo de Ouro.

Durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelo exército alemão, a jovem Shosanna Dreyfus (Mélaine Laurent) testemunha a execução da família pelo coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Porém, ela consegue escapar e passa a viver sob a identidade de uma proprietária de cinema em Paris, enquanto aguarda o momento certo para se vingar. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como "Os Bastardos", o grupo de Aldo recebe uma nova integrante, a atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), que tem a perigosa missão de chegar até os líderes do Terceiro Reich.



 Você pode baixar o filme clicando aqui.



O diretor está em finalização de “Django Unchained”. O filme contará a história de vingança de Django, um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão torna-se um mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa das garras de Monsieur Calvin Candie, charmoso e inescrupuloso proprietário da Candyland, casa no Mississippi onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos são colocados pra lutar entre si. Com estréia prevista para 2013 o filme terá no elenco Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Samuel L. Jackson, Christoph Waltz e muito mais. Veja o poster:




 
   

Um comentário: