quinta-feira, 8 de março de 2012

RUBENS EWALD FILHO, 67 ANOS.




Impossível não pensar em cinema quando olhamos a familiar barba preta e óculos de grau, estampados num rosto grande com umas ruguinhas na testa feitas por um sincero sorriso. Ontem foi o aniversário do maior crítico de cinema do País.






Rubens em Los Angeles nas gravações de Divisão de Homicídios.


Nascido em Santos, desde criança fazia as fichas técnicas dos filmes que assistia e abaixo dava a sua opinião, era então o início de sua brilhante carreira como crítico de cinema. Rubens é formado em jornalismo, fez filmes, novelas, trabalhou na Telecine, HBO, Warner, Columbia, Disney, Sony (por conta disso conhece muito bem os jogos de interesse entre os estúdios e o perfil dos espectadores americanos) conheceu muitos atores e diretores importantes no mundo todo, trabalhou em jornais e revistas aqui no Brasil, escreveu mais de vinte livros e ultrapassa de 30.000 filmes assistidos. Suas críticas são transparentes e diretas, sem excessos ou comentários pedantes, (claro que ele as vezes se deixa influenciar por sua preferências, mas no final das contas você acaba concordando) todo com um discurso coloquial mas sem perder a cordialidade, marcas de um veterano que já sabe o final de um filme quando ele começa.

Rubens com diretor Pollack.
Com Almodóvar.

Com Nina Foch.

Com Frances Gigi Perreau.

Rubens ficou muito conhecido quando apresentava a cerimônia do Oscar na Rede Globo, já foi da TV Cultura, Record, Band e hoje está na TNT (onde apresenta de maneira e espetacular a cerimônia do Oscar) e tem um blog no portal R7. Sou fã de carteirinha e adoro quando ele compartilha o seu vasto acervo cinematográfico, incluindo filmes, diretores, atores, tudo o que ele vivenciou por todos esses anos. Não podia deixar de postar aqui no blog uma pessoa tão importante para mim e para o cinema. Parabéns Rubens, muita saúde e mais 30.000 filmes para você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário