quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

RASTROS SANGRENTOS- JORGE A. ROMERO


Quem sobreviveu ao carnaval e passou a quarta-feira de cinzas de ressaca vai se identificar com a Quinta Maldita de hoje. Estreando um quadro novo na nossa coluna, vamos descobrir os Rastros Sangrentos dos ZUMBIS. Pra começar Vamos seguir os rastros de sangue que George A. Romero nos deixou. Ele é um ótimo diretor, que contribuiu muito para os nossos queridos gêneros terror/suspense e ainda nos trouxe os adoráveis e, ao mesmo tempo repugnantes, mortos vivos! 

O Diretor 
George Andrew Romero é diretor, roteirista e editor. Atualmente está com 71 anos, dirigiu ao todo 18 trabalhos, entre filmes e documentários para televisão. O último filme que dirigiu foi A Ilha dos Mortos (Survival of the Dead), de 2009. Romero é considerado o pai dos filmes de zumbis. Depois de formado na faculdade, começou a realizar curtas e comerciais. Lá pelo final dos anos 60, com apenas uns 28 anos, ele e alguns amigos conseguiram levantar verbas para produzir um dos filmes que é até hoje considerado o clássico dos clássicos de filmes sobre apocalipse zumbi: A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead). Após isso os mortos vivos abitaram para sempre o universo do cinema.

Filmografia


Romero possui em sua filmografia um total de 18 filmes, com destaque para a trilogia dos mortos (A Noite dos Mortos-Vivos [1968], Despertar dos Mortos Vivos [1978] e Dia dos Mortos [1985]). A Noite dos Mortos Vivos marca o fim de uma era de se fazer terror ao estilo Boris Karloff, o fim de uma era de filmes de cientistas loucos com gargalhadas estridentes e castelos mal assombrados, o longa abriu um novo caminho para uma estética cinematográfica, a exemplo do cemitério onde o filme começa que traz imagens sem firulas e gelo seco, só filmado em preto em branco granulado.  A crítica social aliada ao um ritmo frenético que o Romero imprimiu em A Noite, fez do filme uma grande peça do cinema e um o ótimo filme que influencia até hoje tudo no que se refere a zumbis.

 O segundo filme, o Despertar dos Mortos (1978) traz a nova sacada de Romero para gênero, o humor que os zumbis trazem, aliados ao um filme mais violento graficamente e visualmente falando. O filme foi aclamado por muitos e estar entre os meus preferidos. A mais importante critica fica ao cenário do filme, um Shopping - Center de uma grande cidade aonde os mortos vivos vão atrás das suas necessidades carnívoras, uma clara referencia a sociedade consumista.


Fechando a Trilogia quase que duas décadas depois, vem o Dias dos Mortos (1985). O filme ainda traz elementos dos seus antecessores, mas deixa a desejar no quesito novidade, o filme possui uma produção melhor e um roteiro amarrado que narra os acontecimentos do mundos após o fim de Desperta dos Mortos, e fala da sociedade pós apocalíptica, onde militares em um complexo militar cientista procuram entender o fenômeno. O destaque fica para os zumbis mais realistas e com um lado sensíveis. Apesar de previsível o filme encerrou bem a trilogia.


Além da trilogia, podemos destacar da sua filmografia : A Ilha dos Mortos, Diário dos Mortos, Terra dos Mortos, A Máscara do Terror, A Metade Negra, Dois Olhos Satânicos, Creepshow - Show de Horrores, Martin, O Exército do Extermínio.

O legado

O legado de Romero vai além dos zumbis, ele foi a pessoas que apresentou uma nova forma de fazer terror e suspense, formula essa que se repete ate hoje sem sofre alteração, pois qualquer produção sobre zumbis simplesmente reciclam o que ele já fez nesses três filmes. Romero é um grande diretor que inova e merece ser o destaque de abertura do quadro Rastros Sangrentos. Então preparados para fazer a sua sessão de terror de zumbis?!! Por hoje foi só galera ate próxima  semana, espero que sobrevivam ao até ......



Abraços
Elvis Alves.






Nenhum comentário:

Postar um comentário