sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FILMES PARA O CARNAVAL: ELIANA MACEDO

Eliana Macedo.

Se você tem menos de vinte anos provavelmente não deve conhecer Eliana Macedo, mas seus pais e avós com certeza ouviram falar nela, se quando jovens foram ao cinema.

Eliana Macedo nascida na Portela, distrito do município de Itaocara no Rio de Janeiro, fez carreira artística junto com seu tio Watson Macedo que era diretor. Seu primeiro sucesso foi E o mundo se diverte em 1948, onde fez o papel de duas personagens. Cantora, ela começou com um grupo musical chamado XV de novembro, criado por seu avô juntando os netos. Eliana fez parte do Trio Iraktan e sempre mostrou admiração por Carmen Miranda em suas performances musicais. Com o samba na veia fez diversos filmes interpretando uma garota pobre que sobe na vida pelos meios da música, sem faltar é claro o tempero do morro. Com uma voz de chanchada, fez 26 filmes nos estúdios Atlântida Cinematográfica.

Aqui vão quatro dicas de filme da atriz com a temática do carnaval, pra quem vai ficar em casa ou é mais resguardado nesse período do ano, é uma boa dica para quem não perder o animo nesse feriadão. Boa sessão!

 E o Mundo se Diverte

Grande Otelo e Eliana.
Preto e branco. Comédia. 1948. 90 min. Direção e roteiro de Watson Macedo.produzido por Atlântida Cinematográfica. Elenco Oscarito (faxineiro do teatro), Grande Otelo (zelador do teatro), Alberto Ruschel (datilógrafo), Eliana Macedo (filha do diretor do teatro), Alberto Miranda, Humberto Catalano (auxiliar do diretor), Modesto de Souza (diretor do teatro), Madame Lou, Adelaide Chiozzo, Yara Sales, Nena Napoli, Aniz Murad e Antônio Nobre 


Modesto de Souza é o diretor de um teatro à beira da falência. Após um longo período de hesitação, aceita a idéia de sua filha: criar uma revista musical a fim de evitar a quebra, com a ajuda de alguns integrantes do teatro. Mas a secretária do diretor, ansiosa para fechar o teatro, faz tudo para evitar a recuperação.


Carnaval no Fogo

Oscarito em cena.
 Preto e branco. 1949. 97 min. comédia. Dirigido por Watson Macedo. Escrito por Anselmo Duarte. Elenco: Elenco: Anselmo Duarte, Eliana Macedo, Grande Otelo, Oscarito, Modesto De Souza, Adelaide Chiozzo, Rocyr Silveira, Jece Valadão, Wilson Grey e José Lewgoy. 


A estória é sobre criminosos estrangeiros que vem ao Rio de Janeiro cometer crimes contra outros turistas. Não esperavam é que os funcionários do hotel em que se hospedam arrumem tantas confusões para o seu lado. Este filme é importante para a história do Cinema Brasileiro e marca uma novidade para a década entrante (50). Parceria histórica de Oscarito e Grande Otelo. Tematiza o carnaval, criminosidade, confusão e musicalidade do carnaval. Contém cenas de apresentações musicais, mas a estória de Anselmo Duarte não sucumbe ante a musicalidade.


Carnaval Atlântida

 Preto e branco. 1952. 95 minutos. Comédia. Dirigido por José Carlos Burle. Escrito por José Carlos Burle, Berliet Júnior e Victor. Produzido pela Atlântida Cinematográfica. Elenco: Oscarito (Xenofontes), Eliana Macedo (Regina), Cyll Farney (Augusto), José Lewgoy (Conde Verdura), Grande Otelo (empregado do estúdio), Renato Restier (Cecílio B. de Milho), Iracema Vitória, Cuquita Carballo (Fifi), Colé Santana (empregado do estúdio), Maria Antonieta Pons (Lolita), Aurélio Teixeira, Carlos Alberto, Jesus Ruas, Leonel Saraiva, Rosa Sandrini, Victor Binot, W.Hammer, Wilson Grey (amestrador de pulgas), Aurelina Lisboa, Argentina Della Torre, EDith Tremonte, Edmundo Carijó, Ingrid Germer, Isaura Henriques, Marlene Barroso, Maurício Loyola, Moacir Ferreira, Núcia Miranda e Olga B.Freitas .

Uma das muitas paródias da Atlântida Cinematográfica, Carnaval Atlântida Cinematográfica é a história do produtor Cecílio B. de Milho que procura um erudito professor de grego (Oscarito) capaz de escrever um roteiro para filmar Helena de Tróia, e despreza a dupla popular (Grande Otelo e Colé) que sonha fazer uma comédia carnavalesca. "Mistura" da Grécia clássica com o carnaval brasileiro, é uma oportunidade para divertidamente enfrentar a questão da cultura de elite oposta à cultura popular.

Guerra ao Samba


Preto e branco. 1954. 110min. Comédia. Dirigido por Carlos Manga. Escrito por Cajado Filho. Elenco: Oscarito, Eliana, Cyl Farney , Renato Restier, Renata Fronzi, Margot Louro, Wilson Viana, Itala Ferreira e Ivon Cury.

Em cidade do interior, um grupo de velhas puritanas resolve acabar com o carnaval e o samba. Camacho, o marido de uma delas, apóia, embora o seu puritanismo não o impeça de cortejar a criada. Pelo jornal, Porfírio fica sabendo que seu pai chegou ao Rio para acabar com o samba. Libório, que preside uma escola de samba, informa que esta irá concorrer ao carnaval. Com o intuito de vencer, ele trama um plano para trapacear a orquestra de Silêncio, que também é um concorrente. Porfírio e Sônia não gostam da atitude de Libório e impedem que ele vença desmascarando-o. Camacho que havia sido preso é agora libertado. Todos vão assistir ao concurso. O samba de Porfírio, interpretado por Sônia, ganha e todos passam a gostar de samba, inclusive Camacho e as mulheres da liga


Bom Carnaval!

Nenhum comentário:

Postar um comentário