sábado, 24 de março de 2012

CHICO ANYSIO NO CINEMA.



Morreu na tarde de sexta o pai de todos os humoristas cearenses. Apesar da notícia já ser esperada por conta de seu caso clínico grave há alguns meses, Chico Anysio foi homenageado em todo o país, deixando todos comovidos. Com mais de 200 personágens originais, talvez a sorte de ir para o Rio de Janeiro quando criança tenha sido a grande chance de Chico, pois provavelmente seu futuro não seria o mesmo se ficasse em Maranguape na década de 40 e 50. Ótimo orador e roteirista, aproveitava muito bem as oportunidades que surgiam. Começou no rádio, mas foi na TV que consegui espaço para tanto talento com as palavras. Passou pela TV Rio, Excelsior, Tupi, Record e Globo. Com piadas picantes e inteligentes Chico Anysio ganhou a High Society do Rio e desfrutou muito da fama, tanto que ficava endividado e sempre contava com a ajuda de amigos, como o empresário das noites cariocas Ricardo Amaral e o executivo José Bonifácio, o Boni (que o ajudou muito mais no meio televisivo).

Chico em Se Eu Fosse Você 2.
 
 No cinema participou como roteirista nas chanchadas e como ator contracenou com grandes atores e humoristas, como Zé Trindade, Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Oscarito e o palhaço Carequinha. Uma observação importante é que um de seus irmãos, Zelito Viana, é cineasta e com o diretor Galuber rocha fundou a Mapa Filmes e produziu vários filmes, entre eles Terra em Transe. 

Chico em Entrei de Gaiato, com Zé Trindade.
 Chico Anysio fez ainda roteiros para cinema com destino a Hollywood, quando teve disparidades com a Globo,(época que o humorista considerava “esmolas” as participações que ele fazia em programas humorísticos da emissora) por isso pediu ajuda ao crítico de cinema Rubens Ewald Filho para que desse uma olhada neles . Os roteiros não eram humorísticos e Rubens os achou um pouco fracos, o que não deu continuidade aos projetos internacionais do humorista. Os roteiros eram escritos em inglês e mesmo assim Chico conseguiu a venda der um deles.

Chico em O Auto da Camisinha, filmado em Quixadá.

Aqui são alguns filmes de chanchada e atuais que Chico Anysio participou:

O Primo do Cangaceiro, 1955
O Camelô da Rua Larga, 1958
Eu sou o Tal, 1959
Entrei de Gaiato, 1959
Cacareco vem Aí, 1960
Pequeno por Fora, 1960
O Palhaço o Que é?, 1960
Tieta do Agreste, 1996
O Auto da Camisinha, 2009
Hermanoteu na Terra de Godah, 2009
Se Eu Fosse Você 2, 2009
Up - Altas Aventuras, 2009
Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei, 2009
Uma Professora Muito Maluquinha, 2010





É uma grande perda cultural para o Brasil, mas seu trabalho e dedicação gerou respeito e alegria a uma geração privilegiada que acompanhou o início de sua carreira, tendo toda autoridade de dizer que viu o senhor do riso em cena como nenhum outro foi e dificilmente será igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário