quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER.


Para homenagear o dia daquelas que são coadjuvantes em alguns momentos, o Diretor Fantasma separou algumas dicas de filmes que tem como protagonistas mulheres determinadas, apaixonadas, atenciosa e subestimadas por aqueles que caem na desilusão de pensarem ser superiores. Sem esquecer é claro das atrizes que com muita dedicação representaram suas personagens de maneira espetacular dando alma ao filme. Parabéns a todas as mulheres e boa sessão!

A DAMA DE FERRO


 The Iron Lady. 2011. Reino Unido. 105min. drama. Cor. Dirigido por Phyllida Lloyd. Escrito por Abi Morgan. Elenco: Meryl Streep, Jim Broadbent, Anthony Head, Richard E. Grant, Roger Allam, Olivia Colman, Nick Dunning, Hugh Ross, David Westhead.

Margaret Thatcher (Meryl Streep) foi por mais de dez anos a Primeira-Ministra Britânica e teve uma série de importantes decisões em suas mãos. Algumas delas foram feitas durante a Guerra das Malvinas, em 1982. O filme mostra, por meio de uma série de flashbacks, as ações da Dama de Ferro, durante os 17 dias que precederam o conflito.


Mary Louise Streep representou um dos maiores símbolos femistas do mundo neste filme. Apesar de interpretar a ex-primeira ministra Margaret Thatcher na sua velhice, Meryl cumpriu a impossível missão de humanizar aquela que tinha fama de durona e que tomou difíceis decisões que comprometiam a reputação de um país aguentando firme todas as críticas machistas contra o seu governo. Aos 62 anos Meryl ganhou seu terceiro Oscar pelo seu trabalho com Thatcher.









O filme ainda está em cartaz no UCI, Dragão do Mar e Via Sul.  

PIAF - UM HINO AO AMOR


La Môme/La Vie En Rose. França/ Reino Unido/ República Tcheca .2007. 140 min. drama. Cor. Dirigido por Olivier Dahan. Escrito por Olivier Dahan, Isabelle Sobelman.Elenco: Marion Cotillard, Sylvie Testud, Pascal Greggory, Emmanuelle Seigner, Jean-Paul Rouve, Gérard Depardieu, Clotilde Courau, Jean-Pierre Martins, Catherine Allégret, Marc Barbé, Caroline Sihol, Pauline Burlet.

Nascida no bairro de Belleville, em Paris, Édith Giovanna Gassion (Marion Cotillard) demorou a conquistar prestígio como cantora em seu país. Após anos na estrada, acabou sendo descoberta por um caça-talentos que lhe apelidou de Piaf (passarinho, em francês) e lhe deu a oportunidade de cantar em alguns cabarés bem freqüentados. O nome Edith Piaf passou, então, a ser reconhecido por toda a Europa, região que vive um período de guerras e tristes canções.


Marion Cotillard representou Edit Piaf de maneira fervorosa e excepcional, queria mostrar Piaf e não uma imitação da cantora. Talvez esse tenha sido o trabalho mais exaustivo da atriz e o mais gratificante. Marion era uma atriz conhecida na França e foi mundialmente aclamada após ganhar o Oscar de Melhor Atriz pelo filme. A atriz é casada com o também ator Guillaume Canet e deu a luz a seu primeiro filho Marcel ano passado. Ainda grávida fez Meia Noite em Paris e mais três filmes, entre eles Batman: O Cavaleiro das Trevas.










TERRA FRIA

 
North Country. 2005. EUA. 123 min. Drama. Cor. Dirigido por Niki Caro. Escrito por Michael Seitzman, baseado em livro de Clara Bingham e Laura Leedy. Elenco: Charlize Theron, Elle Peterson, Thomas Curtis, Frances McDormand, Sean Bean, Woody Harrelson, Jeremy Renner, Richard Jenkins.

Adaptação romantizada do livro que mostra o primeiro caso de processo judicial por conta de assédio sexual nos EUA. O centro da ação é Josey (Charlize Theron) que, em 1994, tornou-se marco nos direitos femininos ao levar à Justiça reclamações em relação ao assédio sexual que sofreu quando trabalhava numa mina.


Aos 15 anos Charlize Theron presenciou sua mãe matar seu pai em legítima defesa, quando ele a atacou por estar alcoolizado. Sul africana, a atriz construiu sua carreira com muito esforço e seriedade, conquistando respeito e admiração. Theron é envolvida em organizações pelos direitos da mulher, e marchou pelo direito ao aborto. No filme a atriz viveu uma mulher sofrida que serviu de escudo para as outras mulheres por se meter em interesses dominados pelos homens. Com seus dois filhos conseguiu justiça após ser molestada e virou símbolo da resistência feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário