quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

JEAN DUJARDIN E GENE KELLY: A CARA DE UM, FOCINHO DO OUTRO.

 Gene Kelly e Jean Dujardin

Quem assistiu O Artista e ficou maravilhado com o show de interpretação de Jan Dujardin, não acredita que o ator não tenha nenhum parentesco com o lendário diretor, ator, produtor e coreógrafo Gene Kelly, quando vistos lado a lado.

 Dujardin, com grandes chances de ser o primeiro ator francês a ganhar o Oscar, começou como humorista stand up com o grupo de teatro chamado  la Bande du Carré Blanc. É também bacharel em filosofia e artes plásticas e já foi militar (onde descobriu o seu dom para comédia). Trabalhou na TV em uma espécie de Zorra Total e Foi indicado ao prêmio César pela comédia Brice de Nice, algo incomum para a premiação por conta do gênero do filme. Trabalhou recentemente com o diretor e ator Guillaume Canet , e sua esposa, Marion Cotillard no filme Mentiras entre amigos(Petits Mouchoirs).  Bonito, alto, moreno e sensacional, o ator europeu do momento tem dois filhos do seu primeiro casamento: Simon de 12 anos e Jules de 11 anos, e atualmente é casado com a atriz Alexandra Lamy. 

Até nas ruguinhas os atores se parecem.


Gene Kelly é o ator conhecido por dançar e cantar alegremente na chuva, no filme Cantando na Chuva. Junto com Fred Astaire, é um dos maiores coreógrafos dos grandes musicais, que por décadas, badalaram o setor cinematográfico dos EUA. Genial em suas coreografias, fez filmes ao lado de Frank Sinatra em Um dia em Nova York, com a dançarina francesa Leslie Caron em Um Americano em Paris, ao lado de Olivia Newton em Xanadu, e assim vai a longa lista de compilações e participações ilustres. Suas coreografias dançantes na medida certa e de um leveza fora do comum quando exigidas, viravam meros passos ensaiados e simples de fazer quando Kelly os executava com tamanha molecagem e paixão.


Apesar de Dujardin dançar bem no filme, não se compara a Kelly, claro, (assim como a interpretação de Dujardin é melhor que a de Kelly) mas examinando os dois com um olhar mais superficial podemos perceber uma semelhança nos ombros caídos, nas gesticulações firmes e no corpo parrudo dos atores, aumentando ainda mais a similaridade corporal dos dois.

As semelhanças não se limitam somente aos atores, Cantando na Chuva e O Artista também são bem parecidos. Algumas cenas são muito semelhantes, sem falar que ambos são uma homenagem ao meio cinematográfico e ambos falam da passagem do cinema mudo para o falado, O Artista de maneira mais dramática e real, e Cantando na Chuva de maneira pomposa já em clima de celebração.

Genne Kelly em O Pirata e Jean Dujardin em O Artista.


Confira os vídeos abaixo dos atores em cena:
 Na esquerda O Artista e na direita Cantando na Chuva

 

2 comentários: