quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

TERROR NA TELA E UMA CÂMERA NA MÃO




Mais uma Quinta Maldita e a ultima do ano hein (hehehe).
O cinema está cada vez mais acelerado em produções. O cinema de terror durante a sua breve vida segue uma linha histórica de ciclos de Modeles (ou Formas) de fazer filmes de terror. Na nossa década, uma forma que vem se mostrando bastante regular nas salas de cinema são os Filmes Found Footage, em tradução livre significa “Filmes Encontrados”, são os falso documentários que apresentam a historia como se fossem um historia real gravado de forma convencional. 



Sendo a nova moda entre os produtores, o subgênero surge com uma tentativa de gerar uma maior verossimilhança e aproximação com o publico, sendo a principal características da narrativa ser em primeiro ou segunda pessoa onde os personagens interagem com câmera, sendo a mesma parte do contexto e narrativa. Essa forma se tornou conhecida com o lançamento em 1999 do  filme A bruxa de Blair, que começou com uma campanha inovadora da internet que vendeu o filme como real, influenciando diretamente a bilheteria do Filme. Esse foi um dos primeiros filmes que fez o cinema norte comercial americano se aventurar no estilo Found Footage.



  


Ao contrario do que parece essa abordagem do Found Footage no gênero do terror já foi experimentado no passado. Em 1974 no curta  No Lies, Temos uma historia contada através de um homem com uma câmera entrevistando sua amiga durante uma noite. Após algum tempo, o entrevistador descobre que a personagem havia sido estuprada e passa a fazer várias perguntas sobre o assunto pressionando a garota. A natureza fictícia só é revelada nos créditos finais, quando então descobrimos que a menina é, na verdade, uma atriz.
Em longas um dos mais antigos no estilo é o polêmico Holocausto Canibal, do Diretor italiano  Ruggero Deodato, em 1980, narrando a expedição de Cientista que visitam a américa do sul na Amazônia em busca das tribos indígenas canibais e acabam por sumir. No filme vemos as gravações das equipes que além de outras cenas chocantes, aparece tortura com animais e mortes agonizantes, por conta de um pedido do diretor os atores desaparecem por um tempo na vida real, coisa que levantou muita polemica fazendo o diretor ter de explicar na policia como fez o filmes e ir a um programa de televisão com os atores do longa para mostra que  todos estavam vivos. Holocausto Canibal influencia muitos filmes atuais nas campanhas de marketing aplicado no filme.



 Um tempo sem aparecer no cinema após o lançamento de A bruxa de Blair , em 2007 com o terror espanhol [REC] e subsequente  Atividade paranormal , o subgênero ganhou um novo frescor e recomeça com produções de vários filmes do estilo. Além de varias (que não vão parar antes dos 10 filmes) sequências de Atividades paranormal, temos na lista os ótimos: Cloverfiel – O Monstro, Contatos de 4º graus , Poder sem Limites além de : O ultimo Exorcismo, Diários de Chernobyl ,V/H/S, O Caçador de Troll. Os Filmes de terror found Footage ainda estão longe de acabar, sendo que pra próximo ano já temos anunciado a versão latina de Atividade Paranormal e o remake de Horror em Amityville nos formatos.



Ps : Além do terror existe outros gêneros se enveredando para o estilo Found Footage, Como o Filme de comedia Projeto X. Vá além se aventure no Gênero!

Ps² : O Brasil também tem o seu representante de filmes de terror Found Footage, Trata-se do Filmes Desaparecidos, abaixo deixo o trailer pra vocês avaliarem a produção nacional.



Desejo a todos um Feliz Ano novo Ate à próxima  

Corta
Elvis Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário