sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A VIDA É CURTA: DOCE DE COCO


Continuando a nossa série de curtas semanais, apresentamos um filme incrivelmente sensitivo ao paladar. Não será apresentado mesas fartas nem muito menos chefes de cozinha, hoje iremos açucarar a sua tela com o curta “Doce de Coco” de Allan Deberton. O filme é mais uma representação do sertão do Ceará, mas diferente de outras produções ele se destaca pela delicadeza e ingenuidade da história que unidas com a ocupação das personagens (vender doce de coco) transformam o filme em uma comunhão de sentidos.




Para quem é acostumado a assistir filmes cearenses sobre o sofrimento do sertanejos, Doce de Coco será uma quebra visual e emocional do gênero. Sem deixar de enfatizar os sentimentos do sertão o filme dá uma nova roupagem a uma estética já batida do lugar, o diretor conseguiu apresentar um olhar até carinhoso e feminino do ambiente.

Vamos então sentir o gosto do sertão pelo olhar do jovem moço Allan Deberton:


                               
                           


Gênero: Ficção. Subgênero: Drama. Diretor: Allan Deberton. Elenco: Alan Ribeiro, Alisson Rodrigues, Débora Ingrid, Marcélia Cartaxo, Sidney Souto, Soia Lira. Duração: 20 min. Ano: 2010. Bitola: 35mm. País: Brasil. Local de Produção: CE. Cor: Colorido.
Sinopse: A família de Diana trabalha com cocadas caseiras. João retira os frutos do coqueiro para que Diana e Lúcia preparem os doces. Zacarias vende a produção na cidade. Certo dia, Diana vai para o rio com a mãe e tia Maria...
 



Aproveitando um debate sobre o curta o Diretor Fantasma separou as questões mais interessantes sobre a montagem do filme e sobre a vida do jovem diretor:  

MOTIVAÇÕES DO FILME
“O filme parte do sentimento de ter que sair da sua terra para melhorar de vida. Eu sou de Russas e é comum terminar o segundo grau lá e vir cursar uma faculdade aqui em Fortaleza. Já que não havia faculdade de cinema aqui o meu êxodo foi bem mais além do que eu imaginava, acabei indo para o Rio de Janeiro cursar cinema lá."

A MONTAGEM DA HISTÓRIA
"A primeira imagem que eu tinha do filme foi de uma menina grávida sentada em uma carroça, esse seria o final, a partir daí eu comecei a pesquisar sobre a personagem e fui montando o filme pelo fim praticamente."

A CRIAÇÃO DO ROTEIRO
“O roteiro começou a ser feito quando um amigo fotógrafo tirou uma foto da casa onde filmamos. A construção do roteiro foi meio de “cabeça pra baixo”, porque depois de ver a foto, eu fui atrás de saber dos personagens e da história pra poder começar o projeto.” 

AS GRAVAÇÕES
“Daí dois anos depois eu comecei a procurar a casa da foto, mas a maioria das casas que estavam por lá haviam sido demolidas, por sorte havia uma de pé. O dono dessa casa tinha um tipão de coronel, com um ar até ameaçador, mas mesmo assim nós pedimos para usar a casa dele, e conseguimos gravar tudo.
Quanto as filmagens eu quis ser econômico, de gravar com a câmera estática e capturar as encenações, pois eu não podia gastar muito negativo, mas valeu a pena porque deu para ter uma visão panorâmica do lugar, a casa, o rio, a vegetação se equilibraram muito bem com os personagens.” 

INSPIRAÇÕES
“Eu cresci assistindo filmes da TV aberta, ao contrário de muitos diretores. Porém um diretor que eu gosto muito é o Walter Salles, porque foi o Central do Brasil que me fez entrar no cinema brasileiro, pois até então eu me sentia muito americanizado. Mas sobre influencias no meu modo de filmar acho que eu não tenho muitas, eu preso por uma história que me agrade e se as pessoas gostarem melhor ainda, mas tamémse não gostarem não tem problema.

Allan Deberton está com um novo curta para ser lançado ainda esse ano, chama-se “Melhor Amigo”. A história se passa no Cumbuco e será sobre dois amigos que se apaixonam. Diferente de Doce de Coco é um filme jovem e alegre, mais chagado a metrópole. Vamos aguardar!




 Festivais e prêmios

Brasileiros

V Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões
-Prêmio: Melhor Curta Juri Popular
-Prêmio: Melhor Direção
      -Prêmio: Melhor Atriz

V Tudo Sobre Mulheres - Festival de Cinema Feminino da Chapada dos Guimarães

VI Festival Aruanda de Cinema Brasileiro

Festival de Cinema de Maringá

21ºFestival Ibero-americano de Cinema
-Premio: Melhor Produção Cearense
-Prêmio: BNB de Cinema

5º Festival Cinema com Farinha - Festival de Audiovisual do Sertão Paraibano

Internacionais

 FESTin Lisboa - Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa – Portugal

 FICIC - Festival Internacional de Cine Independiente de Cosquin – Argentina
- Prêmio: Película Destacada

 Tanz Cine Brazil - Tanzânia, África

 Festival Internacional Lume de Cinema - São Luiz, MA


Nenhum comentário:

Postar um comentário