sexta-feira, 3 de maio de 2013

ATÉ TU, BRUTUS, MEU FILHO?!



César Deve Morrer é mais novo filme dos irmãos Taviani, o filme representou a Itália no Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro, ganhou o Urso de Ouro 2012 de melhor filme no festival de Berlim
Numa pegada meio documental/experimental, os Taviani nos presenteiam com uma obra significativa de expansão cultural.
Bem, deixe-me explicar... Em resumo, o filme é o processo de criação da peça “Júlio César” de William Shakespeare. Até aí tudo joia, mas o interessante é que o elenco do drama é formado por detentos da prisão de segurança máxima lá das favelas de Roma.
Curioso, né?
Calma, ainda tem mais!
Na realidade, todos os atores da montagem são presidiários de verdade, alguns condenados por assassinato, tráfico, dentro outros crimes. O que torna tudo mais inesperado engraçado e surpreendente nas atuações.
Uma ideia foda, não?
A narrativa é clássica, o processo de criação do espetáculo vai desde a escolha do elenco, adaptações dos personagens, até o dia da estreia. Talvez por conta dessa aproximação com a realidade o torne parecido com o universo documental. Enfim, os diretores quebram estas regras e fazem uma experiência singular. Mas de longe não é um documentário, só parece. O filme é diretamente decupado com roteiro e marcações delimitadas como qualquer outra ficção.
Galera, assim... Talvez o filme não surpreenda algumas pessoas, mas é impossível negar o tamanho da criatividade. Quem gosta ou estuda teatro, vale muito a dica! E para aqueles que pensam em serem atores é fundamental.

E essa direção de arte?! Que faz dos corredores e celas verdadeiros salões romanos gigantes, com colunas e cheio de detalhes! Em diferentes lugares da prisão eles ensaiam e o comportamento dos “atores” é um laboratório de estudo para a dramaturgia.
Demais!
Pense comigo, uma das principais peças de Shakespeare... Já é por si uma responsabilidade imensa, não? Daí vem esses Italianos e desafia essa a dramaturgia mundial. Colando no palco um verdadeiro choque de culturas. E da certo, fica lindo, emocionante!
Sabe-se lá se os presos já pelo menos ouviram falar em Shakespeare?! Foi uma troca de conhecimento, uma entrega total ao trabalho.
Filmes baseados na obra de Shakespeare têm muitos, mas com essa proposta não!
O conflito? Quer mais do que isso?! 
"Somos Foda!"
É uma moral de vida, o cinema italiano abrindo espaço para estas pessoas que passam sua vida numa cadeia. Além de toda uma visão filosófica e principalmente crítico-política.
Um filme solidário e emocionante! 
CÉSAR DEVE MORRER: CESARE DEVE MORIRE
DIREÇÃO E ROTEIRO: PAOLO TAVIANI, VITTORIO TAVIANI
PRODUÇÃO: ITÁLIA - 2012
ONDE: TEM PRA BAIXAR!
CLASSIFICAÇÃO: LIVRE
AVALIAÇÃO: UAU!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário