quinta-feira, 2 de maio de 2013

IV MOSTRA DE IGUATU - ALUMBRAMENTO FILMES



A produtora/coletivo de Fortaleza, Alumbramento Filmes, será o grande homenageado da Mostra de Iguatu. Presente desde 2006, o coletivo oriundo de um grupo de amigos que trabalhavam com arte, se reuniram com auxilio do antigo Alpendre Casa da Arte, para consegui um nome jurídico a fim de realizar alguns trabalhos por conta própria.

Imagem do longa Sábado a Noite de Ivo Lopes.

Imagem do Curta "Sabiaguaba" dos irmãos Pretti

O primeiro longa-metragem do coletivo foi o documentário Sábado a Noite, dirigido por Ivo Lopes, ganhador de Melhor Filme do Júri Jovem na 11ª Mostra de Cinema de Tiradentes, Melhor Experimentação no Festival de Cinema de Porto Alegre em 2008 e o Prêmio Caríssima liberdade na 8º Mostra do Filme livre. Já o primeiro curta foi Às vezes é Mais Importante Lavar a Pia do Que a Louça ou Simplesmente Sabiaguaba, dirigido pelos Irmãos Pretti, o filme foi exibido no 53º Festival Internacional de Curtas de Oberhausen (Alemanha),  8º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte,  11ª Mostra de Cinema de Tiradentes e no  Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema / Nova Cena Cearense.


As co-produções do Alumbramento, O Rio Nos Pertence e O Uivo da Gaita.

Com 41 filmes produzidos o Alumbramento vem se destacando nacionalmente e fazendo parcerias para novos projetos. O grupo finalizou dois filmes em uma co-produção com a Daza e a TB Produções, o primeiro é O Rio Nos Pertence de Ricardo Pretti, e o segundo é O Uivo da Gaita, de Bruno Safadi, ambos com Mariana Ximenes, Leandra Leal, Jiddu Pinheiro no elenco. Os dois filmes foram exibidos no 42º International Film Festival Rotterdam (Holanda).

Os integrantes do coletivo, Ivo Lopes e Pedro Diógenes.
Outra produção do coletivo é Medo do Escuro, dirigida por Ivo Lopes, com filmagens marcadas para dia 1º de julho na Capital Fortaleza. Esse será o trabalho de maior produção e desenvolvimento do Alumbramento. A ficção cientifica mostrará uma Fortaleza quase inóspita e tomada pelo caos, dominada pelo tirano Grego (Solon Ribeiro). No subsolo da capital estão os habitantes da cidade que foram conduzidos para o subterrâneo, entre os cidadãos está o Zelador (Jonnata Doll), um homem com um instinto rebelde que se aventura na superfície em busca de uma sombra misteriosa e traficar objetos para o submundo.  Além de Jonnata e Solon estão no elenco o cineasta Uirá dos Reis (Sr. Hiena), a coreógrafa Sílvia Moura, a estilista Themis Memória e a atriz Nathaly Rocha. O lançamento é previsto para 2014.




Já na Mostra de Iguatu o coletivo exibirá três filmes, o longa que repercutiu na Mostra de Tiradentes desse ano, Doce Amianto, o curta ganhador de Melhor Curta da 16ª Mostra de Tiradentes, Meu Amigo Mineiro e o ganhador do Troféu Corsário na 19º Vitória Cine Vídeo, Retrato de Uma Paisagem

O Alumbramento Filmes será laureado com o troféu AguaBoa na cerimônia de abertura da mostra, em homenagem a sua contribuição na produção fílmica cearense, levando o nome do nosso estado para os mais diferentes festivais de maneira contemplativa de destacada. A produtora mostra, com todas essas produções realizadas, como o trabalho e o empenho multiplicam a arte e renova o nicho artístico de uma cidade. 

Conheça o site do Alumbramento:http://www.alumbramento.com.br/alumbramento.php





Nenhum comentário:

Postar um comentário