quarta-feira, 3 de abril de 2013

O SOM AO REDOR CHEGA AOS TORRENTS

Depois de rodar o mundo, vencer uma reca de festivais e premiações e ter uma curta temporada no circuito comercial nas salas de cinema nacionais, o aclamadíssimo filme O Som Ao Redor, começa a sua temporada de exibição via Torrent.



O filme do critico e cineasta Kleber Mendonça Filho foi um dos mais aclamados nos festivais de 2012, até entrou em listas dos melhores filmes do ano, realizadas por portais e revistas internacionais de grande respaldo, conseguindo fazer uma campanha muito bem sucedia para um filme feito com recursos que já conhecemos (nos padrões brasileiros de financiamento), filmado no bairro do próprio diretor, em Recife. 


Agora, depois da temporada nos cinemas, chegou a hora do filme cair nos monitores e nas banquinhas de praça para aqueles que não conseguiram ter a oportunidade de conferir o filme nas devidas condições (cinemas). Esse fato que classificam (defasadamente) ilegal, é algo tão corriqueiro para os filmes de grande porte, que se torna, de uma certa maneira, um privilégio e satisfação ter um filme como o de Kleber nesse “hall dos mais procurados”. Seria muito fora do comum ser abordado na praia por um ambulante oferecendo O Som ao Redor junto com Os Miseráveis ou G.I Joe. 



O acontecimento ganhou até uma mensagem do diretor, publicada na pagina oficial do filme no Facebook, essa semana. Kleber relatou esse mesmo espírito de compartilhamento e divulgação do seu trabalho, pedindo apenas o devido uso do material. Leia a mensagem completa do diretor:   


“Olá Amigos  
Temos recebido muitos emails alarmados com um início de pirataria de O SOM AO REDOR. Peço que fiquem tranquilos, demos sorte, levou um ano e quatro meses para o filme finalmente cair na rede. Faz parte. O filme está tendo uma super carreira nas salas e chegou ao iTunes 3 semanas atrás, e agora virou arquivo de compartilhamento, como era previsto. O termo 'pirataria' é meio complicado, na forma como é usada. Pirataria para mim é um esquema comercial de venda ilegal de filmes, meio baixo astral. Para esse pessoal, desejo que pisem num Playmobil descalços. Para os que não vendem ou ganham dinheiro com esse filme, mas querem vê-lo e querem que outros vejam através de torrents e troca de arquivos, a tecnologia existe, está disponível, usem-na com sabedoria. O SOM AO REDOR continua disponível para download no iTunes, onde a qualidade é excelente sempre e onde quem fez o filme será pago. Para mim, é como ir numa festa e levar uma garrafa de vinho ou vodka, ou umas latas de cerveja, para aumentar o nível de brodagem do encontro. Para quem não chegar com bebida, a festa (ou o filme) será bem recebido do mesmo jeito. Obrigado! -- Kleber Mendonça Filho”



O filme mostra como a vida de moradores de um bairro de Recife mudou quando uma milícia chega para fazer a segurança do local, a rotina e o ambiente daquelas pessoas mudam de maneira estressante e ensurdecedora.  Se você ainda não viu o filme aproveite essa oportunidade da maneira mais adequada possível. 

                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário