quinta-feira, 14 de março de 2013

SLASHER: A ARTE DE MATAR EM SÉRIE - PARTE I



Quando falamos em filmes de Terror o que geralmente nos vem à mente um assassino serial atacando um bando de pessoas em um lugar deserto. Esse estilo de filme tem um nome se chama “Slasher Movie” ou filmes de assassinos. Hoje na Quinta Maldita vai começar o Especial Slasher, A Arte de Matar em Serie Parte I, que vamos descobri como esse gênero é e como ele começou no cinema. Vamos lá e tentem sobreviver até o final.

 

Esse é o Subgênero mais conhecido do Terror, a ação e enredo dos filmes seguem uma mesma linha geralmente envolvendo um misterioso psicopata assassino perseguindo e matando uma sequência de vítimas geralmente de forma graficamente violenta, muitas vezes com uma ferramenta de corte, uma faca ou um machado.    


Um dos filmes mais Antigos do Gênero é o Filme de Terror 13 Mulheres de 1932, que narra a historia de universitárias que são assassinadas por vingança por ex-membros de uma fraternidade. O filme passou a influenciar um gênero de terror com filmes de homens que matam mulheres, gerando outras grandes fitas como: A Tortura do Medo de 1960, além de Psicose de Hitchcock. Em 1963 é lançado outro grande percussor por Francis Ford Coppola, Demetria 13. Mas Da Itália vem uma das mais significativas contribuições e/ou inspiração para o gênero, estou falando do termo Giallo, usado para se referir a qualquer tipo de thriller, independentemente de onde ele foi feito. Giallo Filmes são geralmente caracterizadas como horríveis mistérios de assassinato que combinam os elementos de suspense de um filme de Hitchcock com cenas de horror chocante apresentando excessiva sangria de câmera, elegante, e, muitas vezes dissonantes arranjos musicais. Mario Bava é considerado o progenitor do gênero e influente no cinema de horror italiano e marcou o início de uma nova onda de diretores italianos, incluindo mais notavelmente Dario Argento.



Os anos 1970 foram sem dúvida a Idade de Ouro, filmes que tendiam a ser assuntos de baixo orçamento especializados em sexo sugestivo ou explícito, violência sensacional, uso de drogas, nudez, freaks, gore, o bizarro, destruição, rebelião e / ou caos. Particularmente importante para o desenvolvimento do subgênero slasher foi  O Massacre da Serra Elétrica, que contou com um misterioso assassino mascarado conhecido como Leatherface , com base na fórmula vilão de terror. O formula começou a ganhar notoriedade foi com o enorme sucesso de bilheteria de  Halloween (1978) e Sexta-feira 13 (1980), ambos os quais gerou inúmeras continuações e remakes e imitadores incontáveis, que o gênero de terror começou a ganhar generalizada popularidade.


Chegamos ao um ponto interessante mais por hoje é só! Na próxima semana vamos continuar a falar das historias dos filmes nos anos 80 e 90 ate os dias de hoje. Além de conhecer a tão falada formula do terror Slasher.. Hahaha


Até a próxima e Bom Sonhos.
Elvis Alves.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário