quinta-feira, 7 de março de 2013

O GÊNESIS DO TERROR: DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO AO MONSTER MOVIE



Como ficamos sabemos na ultima Gênese : O responsável pelos primeiros sustos na tela grande foi o grande realizador francês George Melies, com o seu O Castelo do Demônio, de 1896, mas  como se sucede o terror após isso ? Hoje nos vamos falar do expressionismo alemão até os anos 40 onde se encontra o clima dos filmes Terror baseados em Lendas Europeias.

O expressionismo alemão foi um estilo cinematográfico cujo auge se deu na década de 1920, sendo considera um dos mais importantes movimentos do cinema, caracteriza-se pela distorção da imagem(uso de cores vibrantes e remetentes ao sobrenatural),do retorno ao gótico e a oposição a uma sociedade imersa no desolador cenário do racionalismo.  A produção de  O Gabinete do Dr. Caligari,  Nosferatu (1922), influenciar todo o cinema de horror produzido em seguida, graças à sua atmosfera sobrenatural e fotografia gótica.





A partir da década de 30, os filmes de terror passaram a ser produzidos tomando por base histórias e lendas européias sobre vampiros, cientistas loucos e aristocratas insanos, tendo como principais figuras os mitológicos Drácula e Frankenstein, das clássicas obras de Bram Stoker e Mary Shelley, respectivamente.

Os estúdios da Universal tornaram-se célebres pela produção de dezenas de filmes com múmias, homens invisíveis e lobisomens. A produtora, querendo faturar em cima do sucesso de seus monstrengos, acabou errando a mão na década seguinte em produções duvidosas como Frankenstein Encontra o Lobisomem (1943),  A Casa de Frankenstein (1944) e A Casa de Drácula(1945). Com a 2ª Guerra Mundial e o verdadeiro horror fazendo parte do dia-a-dia das pessoas, os filmes de terror acabaram ficando em baixa durante algum tempo. Outras obras representativas do cinema de horror dos anos 30 e 40 são o clássico King Kong e O Homem-Invisível, inspirado na obra de H.G. Wells, ambos de 1933,  A Múmia (1932), com Boris Karloff no papel-título e a adaptação do livro homônimo de Oscar WildeO Retrato de Dorian Gray (1945).


 Ate à próxima!
Elvis Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário