quinta-feira, 21 de março de 2013

SLASHER: A ARTE DE MATAR EM SÉRIE - PARTE II


 BEM VINDO AO MAIS UMA QUINTA MALDITA.


Agora com continuação do nosso especial sobre os filmes do subgênero Slasher, que para os leigos de plantão são filmes de assassino em serie. (se você não viu a  primeira parte: clica aqui )

 Chegamos ao apogeu dos filmes Slasher como conhecemos, com o lançamento de Halloween e Sexta feira 13. Filmes que modelaram a chamada Formula do enredo dos filmes que traziam uma similaridade aos roteiros, nos primeiros anos década de 80 a grande massa dos lançamentos se baseavam em temas e ambientes oriundo de Halloween e Sexta feira 13 como películas focada em data comemorativa (A morte convida para Dança (1980), Dia dos namorados macabro (1981), Christmas Evil (1980), Feliz Aniversário para Mim (1981)) ou em filmes de acampamento e/ou ambienta no ensino médio e faculdade (The Burning (1981), Louco (1982), Acampamento Sleepaway (1983), Terror Train (1980),). 

 Apesar de uma fórmula rígida desenvolvida dentro do gênero, o interesse público foi mantido através do desenvolvimento de "novas" das vítimas serem mortas, cada vez mais graficamente realistas e com efeitos especiais. 1984 é “A Hora do Pesadel”o adicionar reviravoltas sobrenaturais para a fórmula de terror, bem como elementos cômicos. Daí então se passou a desenvolver as sequências dos filmes originais, lançando assim as sagas de filmes de terror como também, solidificando os personagens do Subgênero na cultura pop. É nesse período que nascem os importantes vilões (ou anti-heróis): Michael MyersFreddy KruegerJason Voorhees,  Chucky.
Ao mesmo tempo em que esses filmes se consolidaram comercialmente, o publico se desgastava com o Slasher, havendo o declínio do subgenero no começo da década de 90, onde a fraca bilheteria e qualidade das intermináveis sequências de grandes sagas fizeram que interesse diminuísse.
Em 1997 o filme Pânico é lançado e mais uma vez o Slasher volta ao mapa das produções. Foi com a maneira irreverente que Pânico tratou o terror (com leve tom de comedia onde adolescente enfrentam o vilão) e a formula adolescente do filme, aonde o vilão aparece com uma nova postura, agora são pessoas reais e cada um pode se a vítima e/ou o assassino. O mistério passou a prender mais atenção do publico do que a violência gráfica, que passou a ser um pouco menor dessa vez, mas o elemento trash ainda era presente nos filmes apesar de cada vez mais haver investimentos em tecnologias. (Além de pânico, há outros representantes dessa nova face do Slasher, : Lenda Urbana, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, Terror em cherry Fals,).
 A crescente dos filmes Slasher na  década passada (00-10) foi boa, mas passou à distancia da maneira como se fazia em 1980, títulos como Premonição, Jogos Mortais, O Chamado, O Albergue, Seven, são os filmes que trazem a vertente do Slasher, mas também conversa com outros subgêneros do terro e em outros gêneros do cinema (caso de Seven, que traz uma linha de filmes policiais).  Nos últimos anos o gênero Slasher viu-se revisitado em suas origens com os lançamentos de remakes de grandes filmes e continuações, dando um reeboot em algumas series.
Eitah, mas a historia é longa, mas muito legal perceber como o subgênero foi mudando através das décadas, que muitas vezes trouxeram a projeção do terror às grandes públicos.

Até a próxima!

Elvis Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário