segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A VIDA É CURTA






Durante o mês de Janeiro o Diretor Fantasma vai apresentar, semanalmente, uma seleção de curtas-metragens produzidos por diretores do recinto cearense. Anônimos, conhecidos, famosos e premiados, todos terão lugar garantido na agenda do DF.


Depois de ficar por dentro do que acontece nas ruelas cinematograficas do Ceará, o querido e amado Diretor Fantasma ( apesar dos anos de experiencia ) ficou um pouco sentido pelas produções em curta-metragem não terem a visibilidade merecida. Pensado nos realizadores que precisam esperar os festivais e torcer para serem selecionados, pelo menos para mostras não competitivas, o DF resolveu abri um espaço no blog para dar a devida atenção a esse filmes que mostram que tamanho nem duração é documento, além de bater um papo com os amigos Diretores que realizaram os curtas.

Para começar as nossas exibições está o curta Europa do estudante de Audiovisual e Cinema, Leonardo Mouramateus.

Europa é um curta documentário sobre o bairro onde Leonardo mora e passou sua infância, com um olhar atencioso e sensitivo das pessoas, das ruas, muros e até do vento que soprava o mato. Sem muita explicação o jovem diretor tenta mostrar a quem assiste a afinidade de um lugar onde o que acontece não é diferente dos outros bairros. Europa é uma visão carinhosa de um jovem morador que tenta passar para as telas o sentimento aconchegante e cotidiano do lugar.

Vamos ao curta!




Realização | Leonardo Mouramateus
Roteiro e Montagem | Leonardo Mouramateus e Salomão Santana





Em uma coneversa com o Diretor Fantasma, Leonardo Mouramateus conta como começou sua experiência com o cinema, seus generos favoritos e sua maneira de criação.

Diretor Fantasma: Como começou a sua afinidade com o cinema?

LeonardoMouramateus: Eu sempre fui muito ligado a desenho, imagens. Eu desenhava muito, recortava muita imagen de revista ,escrevia, mas eu não tinha desejo de cinema. Eu descobri que gostava de cinema quando o meu pai me deu de presente um aparelho VHS, tava na época da chagada dos DVDs, então tanto o aparelho quanto as fitas eram baratinhas, por conta desse fator eu acabei colecionando fitas.
DF: Sobre o curta, como foi o processo de criação e filmagem dele?

LM: Para fazer o filme eu ultilizei de uma câmera emprestada da Vila das Artes, ela era uma câmera propria para videos de internet. O filme veio quase que em uma nescessidade de fazer alguma coisa sobre esse lugar, porque muita coisa aqui vai mudar e o filme começa com uma maneira meio que comtemplativa de encenar o cotidiano, mas aos poucos a realidade vai se impondo e evidenciando a minha relação com o lugar em que vivo. 

DF: O que você acha que o público gostou de Europa?

LM: Eu não sei exatamente, cada pessoa vê um filme da sua maneira, mas acho que o Europa é um filme que os personagens estão muito ali , estão muito presentes no lugar, no modo que elas bebem cerveja no bar, no modo que mergulham na lagoa. Acho que o modo de estar no lugar, presente, isso atravessa a tela e passa para as pessoas.

DF: E a escolha do título Europa?


LM: Foi por conta do nome das ruas, que tem todas nomes de países de lá. É uma evidente ironia, o primeiro mundo nomear um subúrbio de Fortaleza.

DF: Como é o seu processo de criação?

LM: Bom, eu leio muito, eu observo muito as coisas ao meu redor . Eu nunca escrevi um roteiro classico com todas as marcações, porque até hoje nunca me foi interessante, eu me baseio muito em desenho, eu penso imagem por imagem. O Europa foi feito cena a cena, eu filmava, levava para a sala e discutia, ele foi um trabalho de faculdade então isso foi possivel.

DF: Quais são as suas aspirações para o futuro no cinema?

LM: Cinema e dança são coisas que eu faço muito, coisas que eu quero me centrar e fazem muito sentido pra mim, coisas que desejo continuar. Não sei se daqui a um tempo vai ser assim, mas por enquanto essas são as minhas preocupações.





Europa é o segundo curta de Leonardo, atualmente ele está rodando o Brasil e o mundo com o curta Mauro em Caiena (vencedor de Melhor Filme e Direção do Festival Nóia em 2012) e com malas prontas para a Mostra de Miradentes nesse mês. 

Lista de Festivais que Europa participou:

- Prêmio do Público - Melhor Filme: 10° Noia Festival do Audiovisual Universitário
- Troféu Filme Livre - Mostra do Filme Livre 2012 - Rio de Janeiro
- 13ª Mostra Sesc Cariri das Artes
- 22° Cine Ceará - Mostra Olhar do Ceará
- Programa Traquitana - TV USP
- Visões Periféricas 2012 - Mostra Especial na Comunidade da Mangueira - Rio de Janeiro
- 17º Festival Brasileiro de Cinema Universitário - Mostra Informativa - Rio de Janeiro
- 14° Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário