sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TRINCA PREMIADA



O Diretor Fantasma separou para o fim do ano de 2012 as 3 produções cearenses que se destacaram nas premiações mundo a fora. Nesse ano o Ceará deu o que falar em cada continente do globo, levando aos quatro cantos do mundo a beleza da capital Fortaleza pelo sensível e poético olhar de Roberta Marques, a frieza e obscuridade de Cococi através da essência do horror de Petrus Cariry e também as peripécias e mugangas do jeito cearense de Halder Gomes. A qualidade e aceitação foi tamanha que o Brasil ficou pequeno para exibir-las e aplaudi-las. “Rânia”, “Mãe e Filha” e “Cine Holliúdy” fecham o ano no Diretor Fantasma categoricamente.

Vamos a elas! 
 

CINE HOLLIÚDY – Halder Gomes

FICHA TÉCNICA:

Brasil. 2012. DIREÇÃO: Halder Gomes. ROTEIRO: Halder Gomes. EDIÇÃO: Helgi Thor. FOTOGRAFIA: Carina Sanginitto. DIREÇÃO DE ARTE: Juliana Ribeiro. PRODUÇÃO: Edmilson Filho, Halder Gomes, Dayane Queiroz.ELENCO: Edmilson Filho, Angeles Woo, Roberto Bomtempo, Fiorella Mattheis, Miriam Freeland, Rainer Cadete, Karla Karenina, Fernanda Callou, Marcio Greyck, Joel Gomes, Marcondes Falcão.


  
Para abri a nossa trinca vamos começar com o mais caricato de todos, o filme do ex-dublê de Hollywood e amante roxo de artes marciais, Halder Gomes. Cine Holliúdy é uma extensão do curta “O Astista Contra o Caba do Mal” lançado em 2004, e após rodar em alguns festivais acabou parando nas mãos da critica de cinema brasileira Ana Maria Bahiana, que após assisti-lo deu apoio ao diretor cearense para fazer um longa sobre a tal história do dono do cinema que acabava de chagar em uma cidade do interior Ceará e na sessão de estréia o projetor trava  queimando o filme que estava sendo exibido, para acalmar a platéia enfurecida Francisgleydson (protagonista) acaba interpretando, com seus golpes de Kung Fu e muita habilidade, a história que havia sido interrompida. Depois da narração carregada e do palavreado cearense característico, a platéia ovaciona o sagaz dono do cine holliúdy e sai satisfeita da sessão, que para a maioria havia sido a primeira experiência com o cinema.



Já no longa conhecemos a história de Francisgleydson antes de chegar a Pacatuaba, lugar onde se passa a sessão de estréia do cinema. Junto com sua esposa e filho ele decide vender a casa e se mudar para outro lugar dirigindo sua caminhonete com todos os seus pertences dentro. Francisgleydson estava cansado de peregrinar de cidade em cidade tentando abrir seu cinema, pois a concorrência com as televisões de praça (aquelas que ficam nas praças nas cidades do interior em colunas de concreto, para os habitantes assistirem enquanto dão uma volta pelo centro) era muito alta e desleal. Amante dos filmes de luta Francisgleydson ensina ao filho golpes de karatê e vira tardes e noites contando histórias de ação para o menino. 

Chagando a cidade ele encontra mais uma vez a presença das televisões nas praças e também dos alvarás que precisa tirar e da reforma e limpeza do lugar onde ia ficar o cine holliúdy. O filme mostra o companheirismo de Francisgleydson e sua esposa em segui com o sonho do marido, além de momentos de muito humor ao mostrar o quotidiano dos habitantes caricatos do interior do estado. No fim o longa termina com o a história mostrada no curta inicial “O Astista Contra o Caba do Mal”.

 

O elenco do filme é recheado de talentos do humor cearense, além de uma garotada que interpretou as crianças da cidade que são a alma da história, sem contar com os atores conhecidos nacionalmente.
Agraciado no 22º Cine Ceará com direito a lotação no Teatro José de Alencar, “Cine Holliúdy” é um filme para todo o cearense ter a oportunidade de assistir, um filme que terá identificação do publico mais seleto do cinema até aquele nunca assistiu a uma projeção, se for cearense, o espírito moleque e enraizado da terra tomará conta.     



Festivais que participou de junho á dezembro de 2012.

XXII Cine Ceará - Filme de encerramento;

45o Festival de Brasília - Filme de encerramento/Mostra Panorama Brasil;


36a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo;


III Festcine Maracanaú (ganhador deMelhor Filme Júri Oficial, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Música);


10o World Film Festival of Bangkok;


10o REcine - Festival Internacional de Filmes de arquivo - Filme de encerramento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário