terça-feira, 10 de abril de 2012

100 ANOS DA ÉPICA VIAGEM DO RMS TITANIC.


O navio que revolucionou a indústria naval do século XX e considerado uma vergonha pelos habitantes de Belfast e da Irlanda do Norte foi imortalizado no cinema pelo diretor James Cameron em 1997 com um projeto desafiador e revolucionário, aos moldes do diretor.  A construção do navio levou quatro anos e movimentou toda a Irlanda do Norte, cada cidade de alto nível industrial contribuía com a construção de acordo com sua especialidade, a parte têxtil, a parte mecânica, a âncora etc. Uma construção que movimentou a cidade portuária de Belfast, a política e a mídia. A notícia de que o RMS Titanic havia naufragado foi primeiro publicada pelo jornal norte americano The New York times e é considerado o primeiro furo de reportagem do jornal, que colocou um de seus jornalistas acompanhando toda a viajem do navio na sala do telégrafo e no dia 14 de abril recebeu uma mensagem sem remetente de que um navio que tinha como destino Nova York havia naufragado no Oceano Atlântico.



O filme de 1997 também se assemelha com o navio quanto a sua produção. Titanic teve início das gravações do naufrágio em 1995 e antes disso foram várias tentativas de acordo com os produtores da Fox sobre o alto custo do projeto. James Cameron é alucinado por naufrágios e a principio prezava mais pelas imagens do navio submerso do que pela narrativa. Convencendo os produtores de usar imagens reais do RMS Titanic como publicidade, Cameron construiu o roteiro pesquisando detalhadamente cada perfil dos passageiros, pois queria fazer uma homenagem aos tripulantes, em torno do romance à La Romeu e Julieta de Jack e Rose. A partir daí veio a idéia de juntar um grupo de pesquisadores que buscavam por um tesouro que afundou junto com o navio (o diamante azul), para dar uso as cenas no fundo do oceano. A direção de arte contou com a ajuda da Harland and Wolff, a tradicional empresa  responsável pela construção do RMS Titanic,  que abriu seus documentos e as plantas originais do navio para pesquisas. 





O cenário foi construído exatamente como nas plantas originais, internamente; as salas de jantar, quartos, salões, corredores, e externamente os botes as chaminés e o casco, Foram feitos separadamente. A parte externa, construída em escala real, foi usada para as cenas em alto mar, filmadas em um tanque gigantesco cercado por quadros verdes aonde os efeitos visuais entravam. O tanque de 5 milhões de galões de água contava com uma rampa que levantava o casco de 0º a 90º, fazendo o movimento de naufrágio do navio aonde bonecos e objetos de borracha foram usados para a cena. Winslet machucou o osso do cotovelo em uma dessas senas e se disse com medo de se afogar no gigantesco tanque.






O projeto revolucionou os efeitos especiais, Cameron queria algo esplendorosamente nítido, e para isso fez alguns testes com uma maquete de 14m do navio usando um pouco de fumaça digital. Pronto estava feito, juntando as cenas das maquetes e as técnicas de motion capture foi feita a cena da partida do navio no porto de Belfast. Para fazer as dezenas de figurantes digitais se despedindo o supervisor de efeitos visuais Rob Legato escaneou os rostos de várias pessoas, incluindo o seu e o de sua família. Por conta dos efeitos o filme teve sua estréia adiada aumentando as especulações de que o filme seria um desastre por querer ser tão pomposo. 






Sua estréia foi dia 19 de dezembro e foi muito bem recebido pela crítica. O filme estava com uma fama tão boa que no fim de semana em que estreou seus ingressos começaram a esgotar, o que lhe rendeu uma estabilidade na bilheteria por 15 semanas consecutivas na liderança.  Em março de 1998 arrecadou mais de 1 Bilhão em todo o mundo e ficou em cartaz nos EUA por mais dez meses, saído finalmente de cartaz em 1º de outubro. Titanic se tornou o filme de maior bilheteria da história até então, só foi ultrapassado por Avatar, produção também de Cameron.




A remasterização do filme foi feita em 60 semanas e uma das modificações feitas foi a correção das estrelas quando Rose olha para o céu. Agora as estrelas que deveriam estar de acordo com a época do ano estão no lugar certo, para o conforto alivio do perfeccionista diretor. As cópias em 3D e em 2D agradaram ao publico por sua realidade e valorização dos efeitos visuais. Até a atriz Kate Winslet sentiu vertigem ao assistir a sessão em 3D na premier em Londres. O filme já terá estréia mundial dia 13 deste mês em comemoração ao centenário.


Titanic 3D     



Titanic. 1997. 194 min. EUA. Romance. Cor. Dirigido por James Cameron. Escrito por James Cameron. Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Gloria Stuart, Bill Paxton, Bernard Hill.

Uma expedição aos destroços do Titanic leva uma sobrevivente do naufrágio a relembrar uma grande história de amor que viveu no navio. Em 1912, na única viagem do que então era o maior navio já construído, Rose (Winslet) é uma jovem da alta sociedade prestes a se casar com seu rico noivo. Mas a bordo do Titanic ela conhece Jack Dawson (DiCaprio), um jovem simples e aventureiro, e se apaixona pelo rapaz. As diferenças sociais fazem com que muitos se oponham ao relacionamento que surge. Em meio ao intenso romance e à rebeldia dos dois, acontece o trágico acidente, que eles enfrentam juntos.


Sessões: 16h50 e 20h40 - legendado

 Sessões: 13h - dublado

Sessões: 17h e 20h40 - dublado

 Sessões: 12h e 15h30 - legendado

Sessões: 16h30 e 20h30 -: legendado

Sessões: 16h45 e 20h30 - legendado

Sessões: 20h10 - dublado


segunda-feira, 9 de abril de 2012

O CENTENÁRIO DE MAZZAROPI



Hoje completam 100 anos que o Brasil ganhou o mais competente e duradouro humorista cinematográfico. Amácio Mazzaropi era filho de pai italiano e mãe portuguesa, nasceu em Pindamoiangaba São Paulo, mas passava mais tempo em Tremembé, onde estava a casa do avô, quando se mudou para Taubaté. Na escola era o centro das atenções por decorar e declamar perfeitamente os poemas ditas em sala além de ser um ótimo tocador de viola e dançarino de cana-verde. A partir daí Mazzarropi se interessou pelos ares circenses, o que deixou a sua família receosa ao ponto de mandá-lo a Curitiba para trabalhar com o tio em uma loja de tecidos. Isso tudo aconteceu muito cedo, com catorze anos voltou para São Paulo decidido conhecer a arte do circo, finalmente entrando para a caravana do Circo La Paz. Depois da morte do pai entrou para o teatro e foi ator e diretor da peça Filho de sapateiro, sapateiro deve ser, após ser bem recebido pelo publico foi convidado a apresentar um programa na Radio Tupi, Rancho Alegre, que contava com um pequeno auditório e era dedicado a vida campestre. Foi lá que conheceu os atores João Restiffe e Geny Prado, e com o ultimo foi parceiro nas telonas. O programa era como um Viola Minha Viola, programa caipira hoje apresentado pela exímia violinista Inezita Barroso, que aliás conheceu Amácio na produtora cinematográfica Vera Cruz. 



Começou no cinema a convite de Abílio Pereira que era produtor, roteirista e diretor no cinema e teatro. Seu primeiro filme foi Sai da Frente (1952), rodado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz. A partir daí Mazzaropi mergulhou no universo cinematográfico, no começo da decadência da Vera Cruz ele abriu uma produtora e começou seus projetos, agora escrevendo, dirigindo, produzindo e atuando. Com mais autonomia e popularidade, mazzaropi ganhou um programa na TV Excelsior de São Paulo a convite do Boni e ficou três anos no ar. Foi nessa época que começou a produzi os filmes que lhe marcariam no cinema, as histórias de Jeca Tatu, o personagem caipira de Monteiro Lobato que ficou imortalizado no cinema brasileiro. Seu primeiro filme em cores, Tristeza do Jeca, foi feito em sua fazenda e depois exibido na Excelsior. Daí então se dedicou nas produções construindo estúdios e mais tarde comprando a falida Vera Cruz.



Amácio é considerado por alguns o melhor humorista que o cinema brasileiro já teve por conta de sua originalidade, talento e sucesso em suas produções. Diferente de Ankito, Oscarito, Zé Trindade, Grande Otelo, Renato Aragão que não se mostraram tão vorazes no cinema,  alguns por falta de compromisso em alguns papeis, outros por fazer imitações de atores americanos e outros por terem mais sucesso na TV. 



Fazendo um caipira preguiçoso, machista à la italiana e ingênuo, que não se deixava ser ludibriado pelos ricos e poderosos, sempre retratava um fator social da época sem ser muito efusivo, e no final do filme a moral da história; hora cômica hora comovente. Com um andar desengonçado, fala desnorteada e com o R caipira era cabeça dura e namorador. Fez muito sucesso no eixo Sul e Sudeste do Brasil por retratar a vida caipira de maneira fiel. No Nordeste não teve tanta repercussão quanto no Sul, mas mesmo assim teve uma pequena fama.


Filmografia:
Sai da frente (1952)
Nadando em dinheiro (1952)
Candinho (1954)
A carrocinha (1955)
Fuzileiro do Amor (1956)
O Gato de Madame (1956)
Chico Fumaça (1956)
O Noivo da Girafa (1957)
Chofer de Praça (1958)
Jeca Tatu (1959)
As Aventuras de Pedro Malazartes (1959)
Zé do Periquito (1960)
Tristeza do Jeca (1961)
O Vendedor de Linguiça (1961)
Casinha Pequenina (1962)
O Lamparina (1963)
Meu Japão Brasileiro (1964)
O Puritano da Rua Augusta (1965)
O Corintiano (1966)
O Jeca e a Freira (1967)
No Paraíso das Solteironas (1969)
Uma pistola para Djeca (1969)
Betão Ronca Ferro (1971)
O Grande Xerife (1972)
Um Caipira em Bariloche (1973)
Portugal... Minha Saudade (1974)
O Jeca Macumbeiro (1975)
Jeca contra o Capeta (1976)
Jecão, um Fofoqueiro no Céu (1977)
O Jeca e seu filho preto (1978)
A Banda das Velhas Virgens (1979)
O Jeca e a égua milagrosa (1980)
Maria Tomba Homem (não concluído)




Dos 33 filmes que Mazzaropi colaborou, o Diretor Fantasma separou três que mostram o ator em épocas diferentes. Um como Jeca Tatu, outro como um homem de classe média do Rio de janeiro e outro como um simples chofer de praça. Boa sessão!


Jeca e Seu Filho Preto


1978. 104 min. Comédia. Dirigido por Berilo Faccio e Pio Zamuer. Escrtito por Amácio Mazzaropi e Rajá de Aragão. Produzido por Mazzaropi. Elenco: Amácio Mazzaropi (Zé do Traque),Jair Talarico, André Luiz de Toledo, Denise Assunção, Leonor Navarro, Joanes Dandaró, Elizabeth,  Hartmann, David Neto, Carmen Monegal, Yara Lins, Geny Prado, Rose Garcia.

Zé do Traque, colono pobre em uma fazenda de propriedade do coronel Cheiroso, tem dois filhos - o preto Antenor e o branco Laurindo - que são motivos de admiração e curiosidade por causa da diferença de cor. Os dois rapazes trabalham na sede da fazenda e Zé do Traque, na roça. O coronel Cheiroso tem uma filha professora, Laura, que inicia um Namoro com Antenor. O romance desencadeia a ira do coronel, que passa a perseguir Zé do Traque e sua família. Um compadre do proprietário, coronel Rebouças, protege os jovens e está disposto a promover o casamento. No entanto, só um julgamento no tribunal da cidade conseguirá resolver o mistério.


Chofer de Praça

  
1958. 97 min. Comédia. Dirigido por Milton Amaral. Escrito por Carlos Alberto Souza Barros, com diálogos de Amácio Mazzaropi e José Soares. Produzido por Felix Aidar e Amácio Mazzaropi. Elenco:Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Ana Maria Nabuco, Carmem Morales, Maria Helena Dias, Roberto Duval, Celso Faria, Marlene Rocha, Nina Marques, Nena Viana, Benedito Lacerda, Jota Neto, Biguá, José Soares, Luiz Orioni, Reinaldo Martini, Cavagnole Neto, Vic Marino, Robertinha, Bolinha, José Miranda, Joel Cardoso, Hamilton Saraiva, Elpídio dos Santos, Sebastião Barbosa, Joel Mellin, Genésio César, Rubens Assis, Clenira Michel, Nadir Leite, Cidoca, Dhalia Marcondez, Julieta Faya, Olinda Fernandez, Lola Garcia, Agnaldo Rayol e Francis Ramos.

O humilde Zacarias vai para a cidade grande com a sua mulher para arrumar emprego e ajudar seu filho a pagar os estudos. Seu maior sonho é ver o filho se formando e para isto, está disposto a fazer o possível e o impossível. Eis que surge um trabalho como chofer de praça.


O Puritano da Rua Augusta
  


1965. 102 min. Comédia. Preto e branco. Dirigido por Amácio Mazzaropi. Escrito por Alvim Barbosa e Mazzaropi. Produzido por Produções Amácio Mazzaropi (PAM Filmes). Elenco:Amácio Mazzaropi, Henricão, Edgard Franco, Elizabeth Hartmann, Marina Freire, Marly Marley, Júlia Kovach, Marlene Rocha, Carlos García Cambero, Zéluiz Pinho, Claudio Santamaria, Augusto César Ribeiro.
 
Pai de família extremamente conservador deixa os filhos loucos com sua mania de manter a moral e os bons costumes sempre em primeiro lugar. Após sofrer um ataque do coração, nada mais vai ser como antes: ele passa a se comportar como um jovem outra vez, muda o cabelo, as roupas e até o gosto pela música.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

ESTRÉIAS DA SEMANA


Espelho, Espelho Meu


Mirror, Mirror. 2012. EUA. 106 min. Aventura. Cor. Dirigido por Tarsem Singh. Escrito por Melissa Wallack, Jason Keller, baseado na história dos irmãos Grimm. Elenco: Julia Roberts, Lily Collins, Armie Hammer, Sean Bean, Nathan Lane, Mare Winningham, Michael Lerner, Robert Emms, Martin Klebba.

Era uma vez uma bela princesa chamada Branca de Neve (Lily Collins). Tudo ia bem até sua madrasta, a Rainha Má (Julia Roberts), assumir o controle do Reino Encantado. A Rainha Má precisa casar com o rico Príncipe (Armie Hammer) para salvar seu reino que está indo à falência. Mas o Príncipe está apaixonado por Branca de Neve e, para conquistá-lo, a Rainha expulsa Branca de Neve para a floresta, onde ela terá a ajuda de divertidos anões para lutar e reconquistar seu trono, além de recuperar o amor de sua vida.  




Sessões: 14h30, 16h50, 19h10 e 21h30 - Extra: 12h10 (sáb e dom) e 23h50 (sex e sáb) -  dublado

Sessões: 13h10, 15h30, 17h50, 20h10 - Extra: 22h30 (sex e sáb) legendado

Sessões: 15h10, 17h40 e 20h30 dublado

Sessões: 14h40, 17h, 19h10 e 21h20 dublado

Sessões: 14h, 16h, 18h e 20h dublado

Sessões: 13h50, 16h10, 18h40 e 21h dublado

Sessões: 15h45, 18h10 e 20h30 - Extra 13h25 (6/4 a 8/4) - dublado



Xingu



Xingu. 2011. Brasil. 102 min. Aventura. Cor. Dirigido por Cao Hamburger. Escrito por Cao Hamburger, Elena Soares. Elenco: João Miguel, Felipe Camargo, Caio Blat, Maiarim Kaiabi, Awakari Tumã Kaiabi, Adana Kambeba, Tapaié Waurá, Totomai Yawalapiti.

Três irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando (Felipe Camargo), 27 anos, Cláudio (João Miguel), 25, e Leonardo (Caio Blat), 23, Villas-Bôas alistam-se na expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura, registrando tudo num diário batizado de “Marcha para o Oeste”. Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, 1.000 quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica. Na aventura, os irmãos Villas-Bôas conseguem passar pelo território Xavante, de índios corajosos e guerreiros sem nenhuma baixa de ambos os lados. Ao recontar a saga dos irmãos, o longa acompanha essa grande luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas-Bôas em heróis brasileiros.



Sessões: 14h40, 16h50, 19h00 e 21h10

Sessões: 13h40, 15h55, 18h20 e 20h35 - Extra: 22h50 (sex e sáb)

Sessões: 15h, 17h,  19h e 21h




Precisamos Falar Sobre o Kevin 



We Need to Talk About Kevin. EUA/Reino Unido.2011. Drama. Cor. Dirigido por Lynne Ramsay. Escrito por Lynne Ramsay, Rory Kinnear. Elenco: Tilda Swinton, Ezra Miller, John C. Reilly, Siobhan Fallon, Ursula Parker, Jasper Newell, Rock Duer, Ashley Gerasimovich, Erin Maya Darke, Lauren Fox.

Eva coloca suas ambições e sua carreira de lado para dar a luz a Kevin. A relação entre mãe e filho é difícil desde seus primeiros anos. Quando Kevin completa 15 anos de idade, ele faz algo irracional e imperdoável aos olhos de toda a comunidade. Eva lida com seus próprios sentimentos de tristeza e responsabilidade. Será que ela já amou o filho? E o quanto do que Kevin fez é culpa de sua mãe?



Sessões: 21h40 - legendado