terça-feira, 10 de abril de 2012

100 ANOS DA ÉPICA VIAGEM DO RMS TITANIC.


O navio que revolucionou a indústria naval do século XX e considerado uma vergonha pelos habitantes de Belfast e da Irlanda do Norte foi imortalizado no cinema pelo diretor James Cameron em 1997 com um projeto desafiador e revolucionário, aos moldes do diretor.  A construção do navio levou quatro anos e movimentou toda a Irlanda do Norte, cada cidade de alto nível industrial contribuía com a construção de acordo com sua especialidade, a parte têxtil, a parte mecânica, a âncora etc. Uma construção que movimentou a cidade portuária de Belfast, a política e a mídia. A notícia de que o RMS Titanic havia naufragado foi primeiro publicada pelo jornal norte americano The New York times e é considerado o primeiro furo de reportagem do jornal, que colocou um de seus jornalistas acompanhando toda a viajem do navio na sala do telégrafo e no dia 14 de abril recebeu uma mensagem sem remetente de que um navio que tinha como destino Nova York havia naufragado no Oceano Atlântico.



O filme de 1997 também se assemelha com o navio quanto a sua produção. Titanic teve início das gravações do naufrágio em 1995 e antes disso foram várias tentativas de acordo com os produtores da Fox sobre o alto custo do projeto. James Cameron é alucinado por naufrágios e a principio prezava mais pelas imagens do navio submerso do que pela narrativa. Convencendo os produtores de usar imagens reais do RMS Titanic como publicidade, Cameron construiu o roteiro pesquisando detalhadamente cada perfil dos passageiros, pois queria fazer uma homenagem aos tripulantes, em torno do romance à La Romeu e Julieta de Jack e Rose. A partir daí veio a idéia de juntar um grupo de pesquisadores que buscavam por um tesouro que afundou junto com o navio (o diamante azul), para dar uso as cenas no fundo do oceano. A direção de arte contou com a ajuda da Harland and Wolff, a tradicional empresa  responsável pela construção do RMS Titanic,  que abriu seus documentos e as plantas originais do navio para pesquisas. 





O cenário foi construído exatamente como nas plantas originais, internamente; as salas de jantar, quartos, salões, corredores, e externamente os botes as chaminés e o casco, Foram feitos separadamente. A parte externa, construída em escala real, foi usada para as cenas em alto mar, filmadas em um tanque gigantesco cercado por quadros verdes aonde os efeitos visuais entravam. O tanque de 5 milhões de galões de água contava com uma rampa que levantava o casco de 0º a 90º, fazendo o movimento de naufrágio do navio aonde bonecos e objetos de borracha foram usados para a cena. Winslet machucou o osso do cotovelo em uma dessas senas e se disse com medo de se afogar no gigantesco tanque.






O projeto revolucionou os efeitos especiais, Cameron queria algo esplendorosamente nítido, e para isso fez alguns testes com uma maquete de 14m do navio usando um pouco de fumaça digital. Pronto estava feito, juntando as cenas das maquetes e as técnicas de motion capture foi feita a cena da partida do navio no porto de Belfast. Para fazer as dezenas de figurantes digitais se despedindo o supervisor de efeitos visuais Rob Legato escaneou os rostos de várias pessoas, incluindo o seu e o de sua família. Por conta dos efeitos o filme teve sua estréia adiada aumentando as especulações de que o filme seria um desastre por querer ser tão pomposo. 






Sua estréia foi dia 19 de dezembro e foi muito bem recebido pela crítica. O filme estava com uma fama tão boa que no fim de semana em que estreou seus ingressos começaram a esgotar, o que lhe rendeu uma estabilidade na bilheteria por 15 semanas consecutivas na liderança.  Em março de 1998 arrecadou mais de 1 Bilhão em todo o mundo e ficou em cartaz nos EUA por mais dez meses, saído finalmente de cartaz em 1º de outubro. Titanic se tornou o filme de maior bilheteria da história até então, só foi ultrapassado por Avatar, produção também de Cameron.




A remasterização do filme foi feita em 60 semanas e uma das modificações feitas foi a correção das estrelas quando Rose olha para o céu. Agora as estrelas que deveriam estar de acordo com a época do ano estão no lugar certo, para o conforto alivio do perfeccionista diretor. As cópias em 3D e em 2D agradaram ao publico por sua realidade e valorização dos efeitos visuais. Até a atriz Kate Winslet sentiu vertigem ao assistir a sessão em 3D na premier em Londres. O filme já terá estréia mundial dia 13 deste mês em comemoração ao centenário.


Titanic 3D     



Titanic. 1997. 194 min. EUA. Romance. Cor. Dirigido por James Cameron. Escrito por James Cameron. Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Gloria Stuart, Bill Paxton, Bernard Hill.

Uma expedição aos destroços do Titanic leva uma sobrevivente do naufrágio a relembrar uma grande história de amor que viveu no navio. Em 1912, na única viagem do que então era o maior navio já construído, Rose (Winslet) é uma jovem da alta sociedade prestes a se casar com seu rico noivo. Mas a bordo do Titanic ela conhece Jack Dawson (DiCaprio), um jovem simples e aventureiro, e se apaixona pelo rapaz. As diferenças sociais fazem com que muitos se oponham ao relacionamento que surge. Em meio ao intenso romance e à rebeldia dos dois, acontece o trágico acidente, que eles enfrentam juntos.


Sessões: 16h50 e 20h40 - legendado

 Sessões: 13h - dublado

Sessões: 17h e 20h40 - dublado

 Sessões: 12h e 15h30 - legendado

Sessões: 16h30 e 20h30 -: legendado

Sessões: 16h45 e 20h30 - legendado

Sessões: 20h10 - dublado


Nenhum comentário:

Postar um comentário