segunda-feira, 2 de setembro de 2013

QUANDO O DRAGÃO FEZ FALTA


Preste a voltar a suas atividades, o novo cinema do Dragão do Mar ressurge após deixar seus frequentadores exauridos do cinema de arte e abandonadas nos multiplex abarrotados de blockbusters. Já que a partir de terça-feira (03) será tudo diferente, vamos relembrar dos tempos remotos em que o cinema do Dragão fez uma falta danada.


Com poucas salas de exibição, muito filme pra exibir e a falta do costume de ir ao cinema, Fortaleza e muitas outras cidades do Brasil caíram num limbo que acostumou todo mundo no cinema automático. Para retirar essa única e previsível impressão que se instala no publico estão de prontidão os cinemas de arte, para fazer o pensamento de quem está assistindo aflorar e resgatar o raciocínio do publico bitolado. Assim era (e será) o cinema do Dragão do Mar. 


Durante a ausência desse cinema tão querido e aconchegante da cidade, alguns filmes foram sacrificados. Uns tiveram um passada rapidíssima pelas salas de cinema e outros nem se quer pisaram na cidade. Separamos 5 filmes, dentre muitos outros, que mereciam o tratamento dos cinemas do dragão, mas que acabaram espremidos nas programações dos shoppings.

O SOM AO REDOR
 O filme até que foi exibido, mas em uma curtíssima temporada de uma semana e meia nos horários menos acessíveis. O Som ao Redor foi o filme brasileiro mais aclamado em 2012 pelo cinema internacional.

O ABISMO PRATEADO

O filme do cearense Karim Ainouz também teve uma temporada curta pelos cinemas de Fortaleza.


THÉRÈSE
 O Ultimo filme do diretor francês Claude Miller realizado em vida não se viu por aqui.


EU E TU
O romance adolescente do diretor italiano Bernardo Bertolucci também não deu as caras por aqui. 


HOLY MOTORS
O super psicológico e surreal filme de Leos Carax que deixou Cannes confusa e instigada, em 2012. 



Infelizmente esses e muitos outros filmes deixaram de ser exibido em Fortaleza por falta de espaço, mas agora tudo será diferente. A espera realmente valeu a pena. O novo espaço do cinema do Dragão do Mar tem a curadoria da Fundação Joaquim Nabuco, presidida pelo cineasta e crítico de cinema Kleber Mendonça Filho, além de ser o único lugar da cidade a exibir esses filmes incomuns também será espaço para debates com realizadores das produções apresentadas, premiers, festivais e mostras. Tudo isso começa amanhã (03) e vai até sexta (06), pois já no sábado começa o primeiro grande evento no novo cinema do Dragão, o 23º Cine Ceará, essa semana será apenas um aperitivo para o que virá por aí.

Confira a programação de reabertura: 


 



2 comentários:

  1. Vyrna, são sugestões muito boas. Avaliaremos para a segunda parte da programação especial. Te aguardamos.

    Salomão Santana
    Programador | Cinema do Dragão-Fundação

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que maravilha Salomão. Fico surpresa disso ter chegado aos seu ouvidos. Não duvido nada que haverão exibições tão boas quanto.

    ResponderExcluir