sábado, 22 de dezembro de 2012

A CALOURADA DOS CURTAS.

Foto: Divulgação

Na noite de ontem a Avenida da Universidade estava tomada pelos seus donos. Enquanto acontecia a calourada de história no centro de humanidades da UFC, a Casa Amarela Eusélio de Oliveira sediava a noite de premiação do Festival Nóia.

Com uma seleção de filmes incríveis o Festival mostra que só faz crescer a cada ano. Além da novidade das conferencias com os diretores participantes do festival via Skyper e a transmissão ao vivo via internet, o festival exibiu curtas-metragens incrivelmente belos com um teor de maturidade admirável, nem parecia que os filmes exibidos eram feitos por estudantes, uns ainda estreantes na direção. 

Além dos lindos troféus foram exibidos os curtas “As Distrações de Ivan” e “Engano” (ganhador do Festival Nóia em edição anterior) do diretor carioca, e um dos homenageados da noite, Cavi Borges. Foi exibido também o curta cearense “A Paranóia” (estreia nacional) do diretor Ernani Paiva.


Um dos homenageados da noite, o diretor carioca Cavi Borges.

Mas o destaque da noite foi mesmo o curta cearense “Mauro em Caiena” do jovem diretor Leonardo Mouramateus que levou o troféu de Melhor Direção e Melhor Filme do Júri Oficial. O curta do Leonardo já deu uma viajada legal pelas mostras e festivais do Brasil além de ir até Florença, Itália, participar do Festival dei Popoli representando o Brasil. “Mauro em Caiena” está selecionado para o Festival de Tiradentes e entra para a coleção de prêmios Nóia do jovem diretor. O curta mostra a relação de Leonardo e seu tio Mauro que mora na Guiana Francesa. Com muita sensibilidade o filme conta como essa relação afetou a infância do sobrinho. Assim como “Europa” (curta anterior a Mauro em Caiena) o quotidiano no bairro diretor serviu de plano para a sua infância com os primos.  

O grande ganhador da noite, Leonardo Mouramateus com os treféus de Melhor Direção e Melhor Filme.


Outro filme que deu o que falar no festival e cativou o publico foi o curta “Não Vá Se Perder” da diretora cearense Vanessa Pinheiro. O filme levou os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Filme pelo Júri Popular, e conta de maneira cativante e muito bem humorada os 8 relacionamentos fracassados da diretora.

Vanessa pinheiro e Diego Benevides ganhadores de Melhor Roteiro por Não Vá se Perder.



Andressa Back, ganhadora do Premio Especial do Juri pelo filme 100.000
Os Jurados Betrand Lira, Virna Paz e Cavi Borges.




LISTA DOS GANHADORES

MELHOR TRILHA SONORA
Celeiro de Seleiros – Renato Fernandes
MELHOR MONTAGEM
Os Grilos do Sul Gritam Aurora
MELHOR FOTOGRAFIA
Gabriel Barrela – Quando o Céu Vem ao Chão
MELHOR ROTEIRO
Diego Benevides e Vanessa Pinheiro – Não Vá Se Perder
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Felipe Milward – Através
MELHOR ATOR
Vitor Mayer – As Heranças
MELHOR ATRIZ
Ina de Carvalho – Irene
PRÊMIO ESPECIAL DO JURI
Adalberto de Oliveira –Dique
Andressa Back – 100.000
MELHOR DIREÇÃO
Leonardo Mouramateus – Mauro em Caiena
MELHOR FILME – JURI POPULAR
Não vá Se Perder – Vanessa Pinheiro
MELHOR FILME – JURI TÉCNICO
Mauro em Caiena – Leonardo Mouramateus




Um comentário: