terça-feira, 20 de novembro de 2012

VALE TUDO!


 
 
Começou ontem a noite a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, na Casa Amarela Eusélio de Oliveira. O Diretor Fantasma, é claro, marcou a sua presença transcendental nessa mostra sem frescura nem censura.



A mostra é nacional e já acontece em outros estados (27 no total) dês do dia 4 de novembro e chega a Fortaleza entre os dias 19 a 24 de novembro com uma programação de filmes de tirar o chapéu do Diretor. Foram 255 filmes inscritos sendo 37 selecionados. São curtas, médias e longas metragens voltadas para a temática de direito à memória e à verdade, combate à tortura e direito da população em situação de rua. 

 
Os destaques da mostra são os longas: Elvis e Madonna, Marighella, Batismo de Sangue e Hoje (lançamento nacional), além da exibição dos documentários do grande homenageado, Eduardo Coutinho. Os curtas e Médias: Vestido de Laerte, a Galinha que burlou o Sistema, Maria da Penha: Um Caso de Litígio Internacional , Silencio das Inocentes e O Dia que Durou 21 Anos (lançamento nacional). 

 
Estiveram presentes na noite de ontem representantes das secretarias de direitos humanos federal, estadual e municipal, além da pró-reitora da UFC representando o reitor Jesualdo Farias. Wolney Oliveira também marcou presença na abertura. Os comentários dos convidados foram todos acompanhados por uma intérprete de libras e as exibições todas em closed caption (e assim será com todos os filmes exibidos).


 A mostra de direitos humanos é mais uma prova da luta pelas inaceitáveis diferenças sociais, sexuais e raciais além de ser uma ótima oportunidade para os amantes do cinema que possuem deficiências auditivas ou visuais, pois a sala de exibição da Casa Amarela está adaptada para que todos os expectadores acompanhem quadro a quadro os belos filmes que compõem a programação.  

Serviço: 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul.
Horários: 14h as 22h
Onde: Casa Amarela Eusélio de Oliveira, Av. da Universidade
Acesso: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário