quinta-feira, 12 de abril de 2012

CONHECENDO NA ESTRADA – ON THE ROAD




Estréia dia 15 de julho deste ano o filme homônimo do livro que marcou uma das grandes revoluções do século XX, a era Beat. On The Road é a junção de vários pergaminhos escritos por Jack Kerouac em suas viagens pelo Oeste norte americano. A obra não possui todos os pergaminhos escritos pelo viajante, pois o livro ficaria mais volumoso do que já é, cabendo a Jack escolher apenas as história mais importantes e interessantes.  Atualmente há uma nova edição do livro traduzida por Eduardo Bueno e outro volume que é o pergaminho original. 
  
O escritor Jack Kerouac
O mapa da viagem.

A primeira produção para o cinema do livro será realizada pelo diretor brasileiro Walter Salles, que é conhecido internacionalmente pelo filme Diários de Motocicleta, parecido com On The Road. O Filme conta a viagem de 8 meses, pela América do Sul, de Che Guevara e seu amigo Alberto Granado em uma motocicleta. Walter é o único diretor que conseguiu montar uma sequência narrativa da obra de Kerouac para o cinema, Gus Van Sant e Francis Ford Coppola tentaram fazer a adaptação, mas não conseguiram montá-la por conta da grande quantidade de histórias soltas que o livro apresenta. Por enquanto a produção se mostra bem apresentada, o elenco está bem escolhido, as imagens de divulgação se mostram em uma coloração bem representativa da época e da história (um ar seco e empoeirado remetem ao enredo), e o trailer fecha muito bem as boas expectativas se mostrando fiel e compromissado á obra.


A história é contada por Sal Paradise, que mora com a tia em Nova Jersey e que possui uma sede incessante por aventuras. Sal já havia viajado o Leste dos EUA e se organizava para desbravar o Oeste. Isso aconteceu quando se encontro com seu antigo amigo Dean Moriaty (um rapaz desprendido a tudo e disposto a viver tudo que for possível da forma mais intensa) em Nova York e soube que ele estava querendo ir para Denver encontrar alguns amigos para muitas farras. Começa ai a viagem que mudaria Sal completamente, uma viagem de descobertas, experiência alucinantes, e transformações, tudo é registrado por Sal em seu rolo de papel guardado em uma lata. A história é um hino de liberdade para os jovens da década de 1960 e inspirou a vários saírem de casa e desbravar seus anseios, um desses jovens foi o cantor norte americano Bob Dylan, que fugiu de casa e após ler o livro e virou outro símbolo da era Beat.

 







 

O filme tem tudo para ser bom, a publicidade está boa, tem um elenco conhecido, incluindo a atriz da Saga Crepúsculo, Kristen Stewart, que será Marylou, (temporária esposa de Dean Moriaty e companheira de viagem dos dois aventureiros) e a linda Alice Braga, sobrinha da Sônia Braga, que fará Terry, uma colhedora de algodão, e terá um caso amoroso com Sal. Alem de Emy Adams (Os Muppets), Kirsten Dunst(Melancholia) e  Viggo Mortensen (Um Método Perigoso). Confira os posters.

 





NA ESTRADA


On The Road. 2011. EUA. Drama/Aventura. Cor. Dirigido por Walter Salles. Escrito por Jose Rivera, baseado na obra de Jack Kerouac. Elenco: Kristen Stewart, Amy Adams, Viggo Mortensen, Kirsten Dunst, Garrett Hedlund, Alice Braga, Sam Riley.


Centerplex Via Sul 
Sala 6 Sessões: 18h15 e 21h10 - dublado

UCI Iguatemi
 Sala 05 Sessões: 13h05, 15h55, 18h55, 21h45 - legendado

Um comentário:

  1. Tava mais que na hora do Brasil voltar a Cannes (competindo) e, mais que isso, voltar a cena do cinema mundial...Cidade de Deus foi em...vixe já esqueci...

    ResponderExcluir