quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ED WOOD: O MELHOR DO PIOR




Quem disse que ser o pior não é status. O diretor e cineasta Ed Wood é considerado um dos piores diretores do cinema, mas em direção contraria as opiniões de especialista do cinema há uma Galera que vê nas obras de Ed Wood um potencial criativo e inventivo de se produzir filmes com baixos recursos, levando tanto o diretor com suas obras a status de Cult.
Por conta do baixíssimo orçamento, as histórias do diretor acabavam se rendendo ao meio cômico, utilizando assim atores caricatos como o inesquecível Bela Lugosi ( Drácula),  Tor Johnson (lutador de luta Livre), além da jovem Atriz Finlandesa Maila Nurmi que era Vampira em programa da TV americana na década de 1950, objeto de obsessão do ED que aceitou participar de um de seus últimos filmes.  

Bela Lugosi,Tor Johnson e Maila Nurmi
A linguagem principal em suas obras estava na imagética e não a linearidade do assunto em questão, o que acabava por gerar, segundo muitos especialistas do gênero, planos peliculares sem um sequenciamento cronológico padrão e tramas que seguiam este mesmo molde trazendo cenas muitas vezes apresentadas de forma descontínua, com reaproveitamento constante de material não utilizado em outras produções. 


Em 1994, o diretor Tim Burton com o seu parceiro inseparável Jhonny Depp Realizar uma cinebiografia do autor, sendo um filme premiado e de muita repercussão. Depois de conhecer melhor o diretor vamos a uma pequena lista de  4 filmes  + 1(bônus) de suas Produções  de terror trash.
Plano 9 do Espaço Sideral 1956



Grande obra de Ed Wood. Alienígenas trazem os mortos de volta a vida (seguindo o famoso plano 9 que dá título ao filme), com a intenção de fazê-los dominar os vivos. Curiosidade: Béla Lugosi faleceu durante as filmagens sendo substituído por outro ator que sempre cobria o rosto nas cenas.

Glen ou Glenda 1953
 

O filme aborda à maneira fragmentária do diretor aos temas transexuais, com uma narrativa tolerante, embora intercale as falas e os fatos científicos com as intervenções sinistras e sobrenaturais do personagem de Lugosi. É um filme americano de 1953 do gênero exploitation em tom de documentário, escrito e dirigido por Ed Wood.



A Noiva do Monstro 1955

Béla Lugosi é o Dr. Eric Varnoff, um cientista determinado a aperfeiçoar um raio atômico capaz de transformar pessoas em super-humanos. Ao realizar experiências com um polvo, este sai de controle e acaba matando pessoas, chamando assim a atenção das autoridades.




A Noite das Assombrações 1959

A polícia investiga uma casa com fama de mal-assombrada, onde, no passado, um cientista louco criara monstros. Ao chegar lá, o Tenente Bradford conhece o Dr. Acula, que lhe diz poder se comunicar com os mortos. E logo percebe que ele é um charlatão. Mas nem tudo é farsa, pois fantasmas verdadeiros rondam a casa, além de Lobo, um gigante deformado que trabalhara para o antigo cientista e agora é um capanga de Acula.



Ed Wood (Tim Burton) 
 
Um retrato exótico da vida de Ed Wood (Johnny Depp). Focando os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.

Destaque para a cena em que Ed Wood (jhony Depp) Orson Welles (Vincent D’Onofrio) em um bar. Falam sobre os dramas de produzir. Uma ótima conversa com dois extremos de talento do cinema.  


E então? Já animados para conhecer mais da biografia de Ed Wood? Eu garanti que uma boa dose de como não fazer cinema pode pelo menos dar muitas risadas. 
Até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário